“Um rapaz é espancado por um grupo de vândalos ao tentar impedir agressão a um mendigo”.
– http://noticias.r7.com/rio
“Menino de 12 anos terá que fazer transplante, após ter um rim perfurado por surra que levou de pai.”
http://extra.globo.com/casos-de-policia
“Homem mata a mulher com golpes de faca e depois se suicida.”
– http://eptv.globo.com/noticias
Ao ler as manchetes acima você pode estar pensando – “Quanta desgraça – Meu Deus, onde é que vamos parar?!”
A resposta é simples, isso é só o começo, ainda acontecerão coisas muito piores que essas e muito mais desastrosas para a sociedade.
Como podemos afirmar que isso é só o começo? Porque essas coisas acontecem?
Para quem é Cristão é fácil entender, Jesus já anunciava que coisas semelhantes a essas iriam acontecer e quando os discípulos pensaram que isso seria o fim do mundo o próprio Jesus alertava que isso era o princípio dos acontecimentos que precederiam o fim dos tempos.
Situações como essas acontecem porque falta muito amor entre os homens. As pessoas não conseguem encontrar semelhança no próximo. Quem agride parece que não tem sentimentos, parece que é alguém desprovido de valores éticos, morais e de solidariedade. Isso é um fato, as pessoas não podem dar aquilo que não lhes foi outorgado.
Se um pai não recebeu amor na infância, então acaba refletindo no seu filho as mesmas carências de sua juventude.
“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã” já dizia o poeta Renato Russo. O ser humano precisa usar sua racionalidade em prol da harmonia e sobrevivência da humanidade.
O mais triste é que o próprio Jesus já tinha sacramentado que não teria jeito, as coisas ruins acontecerão queira você ou não. O mais importante, porém é que mesmo sabendo que o mundo segue a passos largos para sua própria degradação, a lição que o Messias nos deixou foi a de que precisamos lutar contra os males do mundo e de uma única maneira : COM AMOR!
Para onde existe o ódio, temos que levar o amor, onde existe a violência, temos que levar o carinho, onde existe a tristeza, temos que levar alegria.
O livro de Thiago 4:17 alerta: “Aquele que sabe fazer o bem e não faz, comete pecado.” Esse versículo é muito profundo, pois a responsabilidade e a culpa dos bons é muito maior do que a dos maus pelo rumo que as coisas tomam.
O que o versículo nos ensina é que a pessoa que sabe fazer o bem, mas fica parada, é mais culpada que a pessoa que faz o mau. A inércia consciente é o pior de todos os males.
Vamos melhorar o mundo, que tenhamos a capacidade de compartilhar entre nossos pares um pouquinho de PAZ E BEM!
O mundo tão sofrido agradece!
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP