ATÉ QUE A TV DE PLASMA NOS SEPARE!

Data: 19 de junho de 2013

Sou do tempo que existia aparelhos de televisão com imagem em preto-branco, 14 polegadas, sem controle remoto e o pior: a cada dez casas, só uma tinha o aparelho.

Era uma festa todo dia na casa de dona Maria. Na hora da novela chegava um monte de vizinhos (nessa hora todos eram amigos) que sentavam no chão da sala, no beiral da janela, ou ficavam parados na porta e lá permaneciam por quase duas horas sem ao menos piscar os olhos.

A catarse coletiva era diária: todos riam, choravam, ficavam com raiva e alegria a cada capítulo. Assim que o programa terminava era igual estouro da boiada, cada um para seu canto (casa) sem a menor cerimônia.

A televisão tinha o poder de aglomerar e unir as pessoas e como um oráculo, passou a orientar regras de comportamento; afinal, que menina não queria ter o vestido usado pela Regina Duarte? Que mocinha não queria imitar o penteado da Suzana Vieira? E os homens? Todos queriam usar os modelos de roupas que o Tarcísio Meira vestia (quanto mau gosto!).
A primeira televisão da história surgiu em janeiro de 1928, em Nova York, por meio do sueco Ernst F. W. Alexanderson, engenheiro da General Eletric e chegou ao Brasil nos anos 50, trazida por Assis Chateaubriand*. De lá para cá, os aparelhos de televisão mudaram muito e muitas foram as mudanças na hora de assistir os programas também.

Depois da televisão em preto-branco veio a colorida e depois o controle remoto. Antes eram televisores pequenos e pesados, com tubo de imagem. Hoje são os aparelhos de LCD, Plasma, de 40´, 50´ e até 100´ ou mais polegadas e muito leves. A nova moda (até onde eu saiba) são os aparelhos 3D.

Antes, ter uma televisão era status. Quem tinha uma era igual ao He-Man, podia até dizer: “I have the power.” Hoje em dia, não só 99% dos lares possuem um aparelho, como na maioria existe mais de um. Nas casas mais exageradas existe televisão até no banheiro (será possível?).

Os tempos mudaram e a capacidade de aglomerar pessoas no mesmo ambiente está ficando cada vez mais difícil para a televisão. Só vejo muitas pessoas reunidas hoje em torno de um aparelho de TV em tempos de Copa do Mundo, quando as famílias se reúnem e até as mulheres assistem aos jogos da seleção brasileira (só para olharem as pernas dos jogadores), ou aos domingos quando os homens estão nos bares para torcerem contra ou a favor do Mengão!

Sinto saudades do tempo em que só havia uma televisão em cada residência e o controle remoto não existia. Naquela época éramos unidos e não tinha ninguém acima do peso.
Hoje em dia é ruim. A televisão que unia a família e amigos, hoje separa cada um em seu mundo, assistindo programas totalmente diferentes. Quero a TV em preto e branco de volta.

É indiscutível a importância e a influência que a televisão tem para a maior parte das sociedades espalhadas pelo planeta. Ela mudou a forma das pessoas viverem e se relacionarem!
O mundo é um antes de Cristo e outro depois de Cristo, mas para muitas pessoas o mais correto seria afirmar que ele é um antes da TV e outro depois dela.
Viva essa tal televisão que nos une e nos separa!