PORQUE ESTUDAR SOCIOLOGIA?

Data: 19 de junho de 2013

A aplicação da sociologia no Brasil como matéria obrigatória no currículo escolar é recente. Em 1971, as disciplinas de filosofia e sociologia deixaram de ser lecionadas nas escolas por determinação da ditadura militar. Somente em 2001 o Congresso Nacional aprovou o retorno das disciplinas nas escolas de ensino médio, mas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (sociólogo) vetou a aprovação alegando que não existiam professores suficientes para lecionarem as matérias.

Em 2008 o presidente em exercício, José Alencar, sancionou a Lei que garantia a aplicação das duas matérias. A partir daí as escolas foram gradativamente implantando as disciplinas na grade curricular até que em 2012 todos os três anos do Ensino Médio estão ofertando as disciplinas em sua grade de horários.
É natural o aluno do primeiro ano do ensino médio achar estranho ter que estudar sociologia. Como fazemos parte de uma sociedade “capitalista”, é complicado para ele, entender que tem que estudar sociologia já que não consegue perceber, por exemplo, que conhecimentos adquiridos por meio desta disciplina poderão ajudá-lo a conquistar uma melhor condição no mercado de trabalho.

A sociologia é o estudo da sociedade. É a busca pelo conhecimento dos fenômenos sociais, do comportamento das instituições e das relações de convivência entre os seres humanos.
O ser humano é um ser social, isso quer dizer que em algum momento, todos tiveram ou terão algum contato com outro ser humano ao longo da sua vida. Para viver em sociedade é necessário que sejam estabelecidas normas e regras de convivência.

A sociologia moderna surgiu da necessidade de alguns estudiosos entenderem e explicarem as principais transformações que ocorrem inicialmente com o fim da era medieval.
Na idade média a sociedade européia tinha uma série de comportamentos oriundos de um modo de vida baseado no uso da terra que era concedida pelo rei aos nobres; estes cobravam alugueis aos servos, que por sua vez poderiam usar a terra para produzir alimentos e criar animais. O Clero era influente e determinava muitas regras que deveriam ser adotadas pela maioria dos homens “pré-modernos”.

Com a chegada das máquinas industriais, com o deslocamento dos homens para as cidades, com a Revolução Francesa e a consolidação do modo de produção capitalista, a sociedade passou a se comportar de maneira diferente. É a partir daí, por volta do meado do século XIX, no Reino Unido que a sociedade moderna inaugura uma nova ordem social.

Na idade moderna existe uma crescente valorização da busca por toda forma de conhecimento baseado em conceitos racionais e não mais apenas em respostas divinas. É a ciência que passa a se sobrepor à religião na busca pelo conhecimento.

Assim como a matemática pode encontrar a verdade sobre os cálculos, assim como a biologia pode encontrar a verdade sobre os diversos tipos de vida existente na terra, a sociologia também procura encontrar a verdade sobre o comportamento humano em sociedade.

A sociologia procura entender as razões sociais para problemas sociais e tipos de soluções adequados a eles.

Quem primeiro consegue estabelecer esses conceitos e aprofundar os estudos além do senso comum é Augusto Comte, um Frances que por muitos é considerado o Pai da sociologia. Foi ele o primeiro a usar a palavra sociologia e a criar a teoria que ficou conhecida como Positivismo, onde define que a humanidade avança de uma época bárbara e mística até evoluir para outra civilizada e esclarecida.

O aluno pode pensar: “Por que preciso estudar uma disciplina que na prática poderá me trazer poucos benefícios para meu crescimento pessoal e profissional?”
A resposta é fácil quando fazemos as seguintes considerações:

A sociologia é uma disciplina que tem como objetivo levar o aluno a reflexão e crítica dos acontecimentos sociais, não aceitando as informações superficiais, sem comprovações científicas, cheias de vícios e preconceitos do senso comum.

Entender o comportamento das pessoas enquanto participantes da sociedade é importante, pois uma das primeiras aprendizagens que o aluno obtém é a de que todas as ações individuais são determinadas pelas imposições sociais.

Ao conhecer o funcionamento das sociedades o aluno estará pronto para tirar suas conclusões, não mais baseadas simplesmente no achismo e em conceitos infundados. O aluno poderá se posicionar e até mesmo contribuir para resolução dos problemas que se apresentam na sociedade.

Surge, portanto a necessidade de entender o comportamento social buscando soluções para os desvios que impendem os seres humanos de viverem de maneira mais harmoniosa.
Vamos, portanto, estudar sociologia, pois nos conhecer é FUNDAMENTAL para nossa própria existência!