História

Tudo começou na Alemanha, em uma pequena cidade, Dillingen, situada ao sul da Baviera, à margem esquerda do rio Danúbio. Ao redor desta pequena cidade medieval, estenderam-se campos e prados, onde o povo, que se constituía de famílias de camponeses dependentes e espalhadas numa densa rede de povoações aldeãs, exercia as suas atividades agrícolas e pecuárias.
Num contexto de Sociedade Medieval, um pequeno número de mulheres piedosas começaram a se agrupar para dedicar-se ao serviço de Deus.

1241

O Conde Hartmann IV de Dillingen e o seu filho, bispo de Augsburgo, doaram à comunidade das irmãs uma casa, nas proximidades da Igreja Paroquial.

1289

Fundação da Congregação por um grupo de jovens alemãs, tendo como norma de vida a regra de São Francisco. Às Irmãs foi concedida, pelo Bispo de Augsburgo, a Regra da Ordem Terceira de São Francisco de Assis e neste espírito elas encontraram o verdadeiro objetivo de sua congregação.

1438

O mosteiro das Irmãs da Terceira Ordem de São Francisco enfrenta a primeira grande provação. Surpreendidas por um horrível incêndio, o Convento de Dillingen é destruído. Até a reconstrução do Mosteiro, as Irmãs experimentaram uma vida em dura pobreza.

1517

Ventos impetuosos sopraram sobre a Alemanha. Período marcado por sombras, disputas e uma onda de superficialidade e decadência religiosa. Era o vendaval da Reforma Luterana. A consciência da necessidade de renovação da vida Cristã, eclesial e religiosa, e o Espírito de Deus cresce. Ao que tudo indica, essas dificuldades serviram para um aprofundamento e estabelecimento da vida espiritual.

1618

A Alemanha estava sofrendo o flagelo da guerra – A Guerra dos Trinta Anos. Os últimos anos dessa guerra devastadora tiveram implicações na vida de nossas Irmãs. Apesar de todas as dificuldades desse século a comunidade de Dillingen cresce na sua fidelidade à sua consagração.

1768

Surgem novos projetos. O Bispo Príncipe Clemens Wenceslaus dirigiu às Irmãs Franciscanas o pedido para assumirem uma escola. A partir desta época, elas colocaram-se a serviço do ensino e da educação de meninas nas escolas oficiais do Estado da Baviera na Alemanha.

1913

A Congregação se expandiu para além-mar, começando nos Estados Unidos da América do Norte.

1937

Na Alemanha, as professoras religiosas foram bruscamente afastadas do setor educacional pelo movimento nazista. Partiram para a América do Sul, chegando ao Brasil, onde reiniciaram as suas atividades no campo educacional, na cidade de Cabo Frio. As Irmãs pioneiras assumiram desenvolver a atividade escolar primária, orientação de um pequeno orfanato, já existente, e catequese paroquial.

1940

Em cinco de fevereiro chegou à cidade de São João de Meriti um grupo de seis irmãs, com a missão de servir ao Reino de Deus, com o Carisma das Franciscanas de Dillingen.
No início, uma casa de família não muito espaçosa foi adaptada e transformada em escola. Apesar do pouco espaço, o Santa Maria iniciou o seu primeiro ano letivo com 320 alunos. E o que era pequeno pareceu ser ainda menor ao final do ano, quando o número de estudantes chegou a 470.

As dificuldades iniciais não as desanimaram, pelo contrário; além de assumirem a tarefa de educadoras, trabalhavam após as aulas fazendo trabalhos manuais, bordados e costuras, visando às necessidades diárias e futuras obras.

Ultimas Notícias