UMA ILUSTRE VISITA AO CSM: WILLIAN ROBERTO CEREJA

06 de outubro de 2016

Autor dos livros didáticos “Português: Linguagens”, “Conecte” e outras obras, o professor Cereja é recebido com entusiasmo pela Equipe Pedagógica e de Língua Portuguesa.

Na tarde do dia 29 de setembro de 2016, o Colégio Santa Maria recebeu a ilustre visita do professor Willian Roberto Cereja, Mestre em Língua Portuguesa e Doutor em Linguística, principal escritor de várias obras, em especial, do livro didático Português: Linguagens, adotado pela escola no Fundamental I e II, além da versão do Ensino Médio Conecte; os referidos livros são muito utilizados e elogiados em vários colégios pelo Brasil.

Recebido pela coordenação e equipe de Língua Portuguesa e Redação, o professor Cereja dialogou, indagou e interagiu com os docentes, que deram sugestões para as próximas obras dele. A temática consistiu no conteúdo dos livros, sobre o ensino e as devidas metodologias das disciplinas atualmente, assim como o panorama da Educação Brasileira, com as referidas mudanças que poderão entrar em vigor brevemente.

É importante ressaltar o momento produtivo obtido por esse tão admirável encontro, pois a agenda de compromissos do professor Cereja é repleta, mas este reservou um horário especial para atender às solicitações dos professores, em virtude de ser uma escola competente e atualizada, que adota há muitos anos o livro Português: Linguagens, uma vez que atende às habilidades e competências exigidas.

Participaram da explanação os docentes em Língua Portuguesa e Redação Svetlana, Simone, Roberto, Gisa, Raphaela, Fabiana, além da coordenadora Luciana e a assessora Ana Cecília. Todos destacaram a tarde produtiva que tiveram bem como o acesso à educação informatizada, por meio de aplicativos, que possuem como objetivo dinamizar cada vez mais o meio acadêmico. “Pensamos em educação daqui a cinco anos. E também daqui a dez anos. As ferramentas educacionais que teremos à disposição” – ressalta o ilustre autor.

Assim, o professor Cereja, através do diálogo com os professores e coordenação, verificou que estes trabalham de acordo com a proposta da obra didática, na qual é feita a contextualização por meio de anúncios, poemas, charges, notícias, cartas argumentativas, dentre outros – exigências fundamentais do Enem e, em especial, dos Vestibulares!  Ele também destacou a reformulação de suas obras, a evolução dos recursos tecnológicos que a editora fornece e a importância da leitura e interpretação de textos, que devem estar aliados aos conteúdos gramaticais de uma forma plena.

Equipe de Língua Portuguesa e Redação