REFLEXÃO E FORMAÇÃO HUMANA EM MENDES – 2017

07 de junho de 2017

3 DE JUNHO DE 2017. Em um sábado com muita animação e fé, nossos alunos dos oitavos e nonos anos participaram, juntamente com os professores Alex, Flávia, Carlos Eduardo, Gisa, Stefanie, Josiane, Roberto, Werneck, Leonardo, Rangel, as orientadoras Jane e Svetlana, além  da coordenadora Luciana, do encontro de Formação em Mendes, no Centro Marista. Um local muito bonito, de natureza exuberante e também de muito aconchego e paz!

Fazendo a Oração Inicial em nossa escola, fomos ao nosso destino. Ao chegarmos, tomamos um delicioso café e começamos a manhã de formação, refletindo com a juventude –  a palavra pastoral, com a professora Svetlana, através de uma belíssima reflexão sobre a parábola do Filho Pródigo e o professor Roberto, palestrando sobre a juventude e seus desafios.

Após o almoço, tivemos momentos de dinâmicas, por meio de cada turma, representando os Biomas, com a prática de atividades esportivas e o resgate de brincadeiras antigas. Dando continuidade, a tarde seguiu com jogos, trilhas, conversas animadas, “selfies”, postagens nas redes sociais, piscina… Enfim, o “rosto” da juventude representado em cada atitude.

Terminado o lazer, voltamos para o auditório, onde todos foram convidados para o “deserto”, silencioso, reflexivo, único. Nossos jovens saíram em silêncio, meditando e contemplando a própria vivência. “É importante ressaltar a beleza desse momento, no qual os jovens surpreenderam-se com as mensagens e lembranças de carinho deixadas pelos familiares.” – relata a professora Flávia, de Ensino Religioso. Muitas lágrimas, emoção, amor… Assim, a família fez-se presente em Mendes, tocando no mais íntimo do coração.

Desta forma, o ato de se retirar da realidade que nos rodeia por um período de tempo, nos permite olhar o nosso interior com mais clareza e confiança, fazendo-nos percorrer consistentemente a nossa santidade em construção. Portanto, façamos, de tal modo como esses jovens alunos, a diferença em nossos lares, em nossa escola, em nossa vida, com a presença de Deus.

Paz e Bem!