PROJETO OLIMPO 2018

16 de outubro de 2018

Projeto interdisciplinar chegou a sua décima primeira edição

Os deuses olimpianos, as musas e os soldados espartanos estiveram em nossa escola. Isso mesmo, alunos do sexto ano e professores, devidamente caracterizados como se estivessem na Grécia Antiga, participaram do Projeto Olimpo 2018 no dia 09 de outubro. Uma verdadeira viagem no tempo, cujo resgate da cultura e dos valores do berço da civilização ocidental eterniza-se, independente da época, uma vez que a temática do referido projeto – A PAZ – é atemporal!

Com a entrada dos alunos, o imperador Flávio e as nove musas de Apolo (deus da luz e da perfeição), começaram as apresentações: teatro reflexivo a respeito dos costumes espartanos de guerra; confrontos bélicos entre os alunos; as alunas – representando as deusas – como aquelas que levavam bons sentimentos para a humanidade, contrariando toda e qualquer forma de violência, trazendo-nos uma mensagem atual: em meio ao caos, o BEM sempre vence.

É importante ressaltar que durante todo o Projeto, o apelo pela paz foi constante, representado também pela pureza e doçura de uma criança; por palavras de incentivo e otimismo; pela valorização da família e da escola, importantíssimas na construção de uma nação pacífica, justa e cidadã. “A paz se constrói em todas as épocas. A paz deve ser constante!”

Convém destacar as belíssimas apresentações da professora Magda, como também das alunas Daphener, Rebecka e Maria Clara. Na área musical, um agradecimento especial à professora Tamara. Destacamos também a formação dos alunos, fundamental para a continuidade do Projeto, além das exposições relacionadas à cultura, filosofia, vestimenta, literatura, culinária, ou seja, as particularidades da Grécia Antiga!

Assim, a participação de toda a comunidade escolar: Direção, Coordenação, Orientação, professores, funcionários, alunos e suas famílias foram fundamentais para o sucesso de mais uma edição do Projeto Olimpo. O nosso MUITO OBRIGADO a todos que colaboraram a fim de que “… o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas” (BNCC) fossem trabalhados de forma plena, lúdica e atual.

Professora Denise Lessa