PROJETO OLIMPO 2016

18 de outubro de 2016

Sejam bem-vindos ao grande encontro de gerações do Colégio Santa Maria. São nove anos realizando a FESTA DO OLIMPO, na qual aprender viajando no tempo e dramatizando o passado é uma forma lúdica de resgatar o interesse dos alunos, facilitando a aprendizagem.” Com este texto de abertura, tivemos o início do Projeto Olimpo 2016. Meses de ansiedade, dedicação, compromisso, empenho, preparação e determinação fizeram parte da elaboração e ação do referido Projeto.

Muitos envolvidos, como o Alexandre e Rafael, que começaram 24 h antes do Projeto, preparando o cenário, subindo escadas e arrumando todos os detalhes, os quais fizeram uma quadra esportiva parecer dois ambientes: teatro do Olimpo e sala do imperador.  Sob o olhar e orientação da Emília Cruz; a coordenadora Luciana que acompanhou cada instante; Edite e Breno ensaiando a dança, dentre inúmeros professores que auxiliaram.

Este ano, o Projeto Olimpo começou com a motivação ao imperador, que foi convidado a fazer uma viagem no tempo, durante o confronto, entre espartanos e atenienses. Uma voz misteriosa resolveu retirá-lo da Grécia, convidando-o para conhecer o Brasil. Desta forma, ele veio parar nas OLIMPÍADAS do Rio de Janeiro 2016, no Colégio Santa Maria.

Ainda trabalhando a temática esportiva, no tapete principal, a Irmã Francisca e o imperador receberam para o desfile TODOS os professores de Educação Física dos últimos dez anos do Colégio Santa Maria. Realmente foi um momento emocionante, de muitas lágrimas e lembranças…

É importante ressaltar também O DESFILE DAS DEUSAS utilizando o banner, sendo uma representação de todas as modalidades esportivas das OLIMPÍADAS RIO 2016 que conquistaram medalhas, em uma clara referência de incentivo à disciplina Educação Física e às modalidades esportivas, confirmada pelas frases a seguir:

“É uma disciplina que leva o aluno ao conhecimento do seu próprio corpo, das suas possibilidades e limitações. A Educação Física escolar desperta o vigor físico, a capacidade psicomotora e influencia numa vida sadia às crianças.” (Diário de campo, Santa Maria, julho de 2008. Professor A/I)

“Todos nós sabemos da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo. Em minha opinião, é a disciplina mais importante desenvolvida na escola, porque trabalha o aluno como um todo.” (Diário de campo, Santa Maria, julho de 2008. Professor J/II)

Assim, após mais um ano de sucesso, agradeço primeiramente a Deus, à Diretora Irmã Francisca, à Coordenação, aos artistas Emília, Anderson e Rita, ao professor Marciano e todos os professores que colaboraram, além é claro, da dedicação dos pais, amigos, parentes… Enfim, todos aqueles que contribuíram para que o Projeto Olimpo acontecesse.

“SOMOS TODOS OLÍMPICOS!”

Professora Denise Lessa