PROJETO: NITERÓI HISTÓRICA

28 de junho de 2019

Os alunos dos sextos anos participaram de uma excelente aula de campo na cidade de Niterói

A história de Niterói começa com a aldeia fundada por Arariboia com a posse solene em 1573, que recebeu a denominação de São Lourenço dos Índios, o primeiro núcleo de povoamento. A morte de Arariboia (1587) iniciou o processo de declínio do aldeamento, justamente por localizar-se distante da ‘povoação maior’, Rio de Janeiro, e não oferecer condições para sua expansão.

A chegada da Corte de D. João VI à colônia brasileira em 1808, foi culminante para o apogeu e progresso das freguesias do recôncavo e principalmente a de São João de Icaraí, além de escolher São Domingos para localização de seu sitio para lazer. A estadia na Praia Grande, em comemoração as festividades de seu aniversário, foi responsável pelo aumento dos números de visitantes aquela localidade. O comércio e a navegação progrediram e se intensificaram, aparecendo também os vendedores ambulantes, mascates.

No dia 18 de junho, nossos alunos do 6º ano, juntamente com a coordenação e professores, participaram de uma aula de campo em Niterói, especialmente na conjuntura histórica e de fundação da referida cidade. É importante ressaltar que nesse contexto, destaca-se a aula de campo como um respeitável recurso didático, facilitador da aprendizagem, tendo em vista as necessidades por busca de estratégias didáticas que facilitem a relação entre professores e alunos, pois o trabalho fora da sala de aula tende a auxiliar a construção do conhecimento.

Dessa forma, estar em Niterói nos últimos anos tem sido uma experiência fascinante, uma vez que os alunos saem da escola no turno da manhã e retornam ao final do dia trazendo em sua “bagagem cultural” muitos relatos, fotos e conhecimento sobre a Igreja Nossa Senhora dos Índios, o Caminho Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea e a Fortaleza de Santa Cruz, pontos turísticos e históricos importantíssimos, os quais “guardam” vidas e histórias.

É de extrema importância destacar que a aula de campo não é concretizada apenas pela visita ao meio em si, pois todo o conjunto engloba o planejamento, a delimitação dos conteúdos abordados que serão elos entre a aula teórica e a prática. Assim, a culminância do projeto é a elaboração de um Trabalho Interdisciplinar, cuja organização vem acontecendo de forma dinâmica e lúdica através da confecção de um portfólio ilustrado abordando informações diversas, que constam, por exemplo, o comprimento da PONTE COSTA E SILVA, popularmente chamada de RIO-NITERÓI; a construção de um relato pessoal; descrição de uma das Igrejas visitadas; estudo sobre o relevo marcante… Enfim, todos os procedimentos que permitem uma discussão em torno do mundo concreto do aluno enriquecidos com visitas às localidades abordadas.

“Com essa aula de campo, acontece a transformação em riquezas de vida, tanto no campo cognitivo, quanto no social, intelectual e afetivo! É imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem em diversas ciências/disciplinas que buscam transformar nossos alunos em seres pensantes, críticos e atuantes.” – declara a professora de História Denise Lessa, idealizadora do Projeto.