PROJETO EXTENSÃO

07 de maio de 2018

O Colégio Santa Maria investe cada vez mais na formação acadêmica do jovem e um dos maiores desafios para o concluinte do ensino médio é o sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, no dia 02 de maio, os alunos da segunda e terceira séries do ensino médio tiveram um momento diferenciado em suas aulas de extensão. Foi uma oportunidade de analisar semanticamente os verbos de comando em enunciados – modelo ENEM – e sua aplicabilidade em questões de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Física.

Reunidos no auditório, depois de um momento motivacional, o Professor Roberto apresentou uma lista com vários verbos recorrentes em questões do ENEM: inferir, depreender, analisar, recorrer, considerar, citar etc. Depois de discutir o significado desses comandos, três questões de Linguagens foram comentadas e resolvidas. Em seguida, a Professora Stefannie focalizou alguns verbos em questões de Matemática. Os professores Jorge e Leonardo, nas áreas de Química e Física, respectivamente, também abordaram registros de alguns marcadores de comando em Ciências da Natureza.

Certamente, teremos outras oportunidades de interpretar enunciados em questões do ENEM/UERJ. Afinal, ler e compreender com adequação um enunciado é o primeiro desafio para conquistarmos a tão sonhada vaga numa universidade pública. O sucesso do nosso aluno é o nosso sucesso! Estamos juntos nessa conquista!

Professores Roberto, Leonardo, Jorge e Stefanie.

Coordenadora Luciana.