PROJETO APLICAMÁTICA: 5º, 6º E 7º ANOS

12 de junho de 2018

Alunos do quinto, sexto e sétimo ano desenvolvem Projeto de Matemática envolvendo várias habilidades

Tendo em vista a necessidade de tornar a disciplina Matemática mais prazerosa, dinâmica e participativa, a fim de desenvolver no educando as habilidades e competências propostas do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, buscamos trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, despertando no aluno a curiosidade, levando-o aos desafios, permitindo ampliar seus conhecimentos, estimulando a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, ampliando o raciocínio e seus aspectos cognitivos. Assim, foi desenvolvido o Projeto Aplicamática, através da Direção, Coordenação, professores e especialmente, a equipe de Matemática: Wernek, Josiane, Joice e Marciano.

Com a culminância no dia 11 de junho, toda a comunidade escolar, juntamente com os alunos das referidas séries, realizaram com sucesso o Projeto, por meio de Jogos Matemáticos – 5º e 6º ano – que estimularam a inteligência, raciocínio lógico, cooperação e percepção; enquanto o 7º ano trabalhou vários “Ícones da Matemática”, destacando o visionário Leonardo da Vinci – representando o passado – como também o nosso professor Marciano – grande exemplo do presente, pelo seu trabalho, dedicação e empenho. Além disso, por toda a contribuição na vida de várias gerações que estudaram/estudam no CSM, uma vez que são mais de 40 anos trabalhados na Educação.

Dessa forma, os professores e alunos do CSM proporcionaram o incentivo ao conhecimento de forma diferenciada e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2018) da disciplina Matemática, que se “orienta pelo pressuposto de que a aprendizagem está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Os significados desses objetos resultam das conexões que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos.”