PROJETO ÁFRICA 2019

11 de outubro de 2019

Alunos dos sétimos e oitavos anos realizaram uma culminância sobre a África através do desenvolvimento da diversidade étnica

No cumprimento de promover e preservar a cultura afro-brasileira, buscando o fortalecimento da cultura negra, de forma a contribuir para a construção e implementação de medidas efetivas para um país mais justo e com igualdade de oportunidades para todos, nossos alunos dos sétimos e oitavos anos realizaram o Projeto África, por meio de ações formadoras da identidade nacional – cidadãos conscientes para a diversidade étnica, afirmando a africanidade.

Dessa forma, com a participação do Corpo Docente, Coordenação e Direção, no dia 26 de setembro, o CSM produziu o Projeto África em dois momentos. No primeiro, na quadra de nossa escola, ocorreu a culinária com degustação e explicação dos pratos típicos da cultura africana: feijoada, melktert (torta de leite), cuscuz, mandazi, arroz amarelo, doce de banana, dentre outras delícias…

Já no segundo momento, o Projeto se desenvolveu a partir de reflexões sobre ícones da raça negra, como: Dandara dos Palmares, Marinheiro João Cândido, Tia Ciata, Luísa Mahins, Pixinguinha, Castro Alves, além de questões étnicas e sociais, em especial “as histórias que o mundo não conta”. Logo, de uma maneira bem envolvente, trabalhando o lúdico, as turmas representaram vários atos interdisciplinares, danças, dramatizações profundas e reflexivas, permeadas de pesquisas, confecções de figurino, obras de arte… Uma manhã emocionante e de muito aprendizado!

É importante ressaltar que as atividades para a concretização do referido Projeto começaram com a visita à Fazenda Ponte Alta (Barra do Piraí), onde os alunos do 7º ano desenvolveram mais os conceitos, favorecendo o desenrolar de atividades, através do enfoque social e cultural da vida do negro em outro século, da conscientização e do respeito às diferenças.

Enfim, ao estudar a África sob variados aspectos – histórico, cultural, social, religioso – assumimos ações de “valores criativos e positivos dessas culturas como contribuição para a superação do racismo e da discriminação”. Entre as ações, a educação para o combate ao racismo, a reflexão sobre o protagonismo negro na história do Brasil e a valorização da história, cultura africana e afro-brasileira!