PROJETO AFRICA

13 de dezembro de 2013

Projeto mobiliza jovens para aprofundamento da cultura africana.

O Ensino Fundamental II é o período ideal para nós, professores, explicarmos aos alunos que o Brasil foi um país escravocrata, no qual a abolição da escravidão não veio acompanhada de um processo de inclusão dos negros na sociedade brasileira.

Com o objetivo de promover debates sobre as causas do preconceito bem como ensinar nosso educandos a buscar respostas no processo histórico brasileiro, nossos alunos do 7º ano se envolveram no Projeto África, cujo tema Central “Discutir o Preconceito”, norteou os estudos, as pesquisas, entrevistas e, principalmente, o pensamento consciente a partir do respeito às raças que formam o país.

Cada turma trabalhou um tema para o dia da apresentação no Projeto.
“Na cultura dos valores, na delícia dos sabores,
na igualdade dos direitos, com um NÃO ao preconceito.”(Professora Gisele)

7º A – Celebridades afrodescendentes;
7º B – Desenhos africanos: bogolan, mandala;
7º C – Dança africana;
7º D – Culinária africana;
7º E – Fauna e Flora africana;
7º F – Negros no Mercado de Trabalho.

O pouco interesse com a cultura africana refletida na sala de aula precisa acabar. Por isso, em 2003, entrou em vigor a Lei nº 10.639, que tenta corrigir essa dívida, incluindo o ensino de história, além das culturas africana e afro-brasileiras nas escolas, promovendo uma reflexão verdadeiramente crítica sobre os valores que vem passando até os dias de hoje. Valores estes, que acabam fomentando a discriminação e a desvalorização de um povo. Povo este, que não apenas dança e sorri apesar de todo o sofrimento, mas que tem uma cultura riquíssima em inúmeros elementos relacionados a todas as áreas do conhecimento.

“Uma norma não muda a realidade de imediato, mas pode ser um impulso para a formação de valores e de conhecimentos sobre elementos da cultura africana.”
Professora Ana Lúcia Oliveira dos Santos.