PALESTRA SOBRE A FEBRE AMARELA

27 de fevereiro de 2018

Alunos do 5º ao 9º ano participaram de importante formação cidadã sobre a doença que assola o Brasil

No dia 22 de fevereiro, no auditório, os alunos de nossa escola foram contemplados por uma excelente palestra sobre a febre amarela, ministrada pela professora de Ciências e também pesquisadora, Joice Lobo.

Esse momento contribuiu e enriqueceu bastante o conhecimento de todos os alunos, que assistiram as explicações da professora atentamente e realizaram perguntas. Elucidações a respeito dos causadores da doença, assim como dos transmissores e dos ciclos silvestre e urbano que envolvem a transmissão do vírus foram realizadas.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos (casos assintomáticos). As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

A informação de que a febre amarela é transmitida exclusivamente por mosquitos, Haemagogus e Sabethes, no ciclo silvestre e o Aedes, no ciclo urbano foi trabalhada, reforçando a consciência de que os macacos apenas são afetados pela infecção, assim como os humanos e que alertam as autoridades de saúde quando aparecem mortos por febre amarela. Noções sobre a fisiologia e biologia dos vetores e o histórico da febre amarela no Brasil fizeram os alunos compreenderem melhor diferentes aspectos envolvidos com essa séria arbovirose.

É sempre fundamental lembrar que a prevenção da febre amarela se faz principalmente através do controle do Aedes aegypti no meio urbano e da vacinação.