NUTRIENTES SAUDÁVEIS

11 de maio de 2017

No dia 03 de maio, as turmas de oitavo ano apresentaram um projeto, elaborado nas aulas de ciências, cujo tema central foi “Nutrientes saudáveis”. Todas as turmas foram divididas em seis grupos para apresentar os seguintes assuntos, respectivamente: carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais, vitaminas, água e transtornos alimentares. Além disso, um grupo apresentou uma peça autoral.

O objetivo do projeto foi abordar os temas citados enfatizando a importância de cada um para o bom funcionamento do corpo humano, assim como meios de consumi-los de forma saudável, demonstrando o quanto a alimentação influencia nos cuidados com o próprio corpo e na manutenção da saúde. Desta forma, ao trabalhar os transtornos alimentares, o projeto também objetivou conscientizar sobre problemas como a bulimia, anorexia, figorexia, entre outros que envolvem a autoestima dos adolescentes, através da aceitação do próprio biotipo.

É importante ressaltar que os grupos confeccionaram maquetes, pirâmides alimentares, panfletos, cartazes, modelos celulares, dentre outros métodos expositivos, para demonstrarem a participação dos nutrientes no nosso organismo e a quantidade ideal de consumo diário de cada um deles.

Com o intuito de estimular uma nutrição saudável, os alunos ofereceram um cardápio para degustação. Entre as iguarias, tivemos: bolo de arroz sem glúten, sacolé de coco saudável, doce de batata-doce com canela, frutas no palito, pipoca, salada de frutas, frango no palito, ovo de codorna.

Já a parte final do projeto contou com uma encenação realizada por um grupo de alunos abordando situações de conscientização relacionadas aos transtornos alimentares e hábitos nutritivos saudáveis.

Assim, o trabalho realizado obteve um resultado bastante positivo, pois todos se envolveram e participaram com entusiasmo. E além de debater o tema central – Nutrientes saudáveis –  as turmas exercitaram o diálogo, a comunicação e o respeito às opiniões, à medida que executaram o projeto em conjunto.