PROJETO DO CURSO NORMAL
A inclusão do ponto de vista legal surgiu antes que houvessem formações mais adequadas para os professores, onde se pudesse ter discutido as questões referentes à inclusão para que não houvesse o que hoje encontramos na maioria dos educadores: a barreira da não aceitação. Não aceitação esta, que vem mascarada por jargões do tipo: “não tenho conhecimento específico”, “não temos materiais” e “não temos metodologias adequadas”, que escondem o preconceito por se ter um “pré-conceito” de quem são os alunos com necessidades educacionais específicas.
Partindo desse princípio, este projeto pretende que os alunos do Curso Normal, construam o conhecimento da importância da Inclusão, de uma Educação que faz a Diferença e que o Surdo não é Mudo.
Este projeto iniciou com leitura de textos, discussões e debates que continuou num estudo de campo com uma Visita ao Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.
O estudo que foi desenvolvido nesta visita possibilitará uma culminância (agendada para o dia 16 de junho), na qual os professores e alunos idealizam e trabalham para alcançar os seguintes objetivos:
•Despertar o gosto pela pesquisa;
•Favorecer a sistematização do conhecimento;
•Incentivar a busca de soluções para problemas reais;
•Valorizar e respeitar a vida;
•Sensibilizar-se pela dor do/ao próximo;
•Valorizar o ser humano como um todo.
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