FAZENDA PONTE ALTA – 7º ANO

15 de junho de 2018

Aula de História na Fazenda

Alunos do sétimo ano têm aula de campo contextualizada: uma verdadeira viagem pela História do Brasil

A Fazenda Ponte Alta, localizada no município de Barra do Piraí, é um autêntico exemplar de arquitetura rural do século XIX, possuindo as características do chamado Quadrilátero Funcional.

Foi construída entre os anos de 1815 e 1820, pelo Barão de Mambucaba, e constituía-se de casa-sede e capela; tendo ao centro, o terreiro de secagem de café. Acompanhando esse arranjo, a senzala, que se dividia em duas alas e tinha, em um dos seus cantos, a enfermaria dos escravos. Nas extremidades do “quadrilátero funcional”, o engenho de processamento de café e a casa do feitor.

Na referida descrição do ambiente histórico, nossos alunos do sétimo ano contemplaram no dia 14 de junho, uma aula de campo contextualizada à realidade do século XIX, juntamente com os professores e a coordenação.

Eles estudaram a economia cafeeira, a escravidão, arte, arquitetura, dentre outros temas, aprendendo no lugar onde aconteceu, ou seja, de forma lúdica e multidisciplinar. Do mesmo modo, foram adquirindo novos conhecimentos sobre Mata Atlântica; índios; primeiros habitantes; transferência de sede do reino português para a colônia Brasil; modo de produção escravagista; ciclo do café e muito mais.

Pela manhã, os alunos foram recebidos por personagens de época, que os conduziram pelas instalações da fazenda, apresentando seu patrimônio arquitetônico, cultural e histórico, com direito ao Sarau. Já durante a tarde, após um delicioso almoço, seguiu-se um momento recreativo.

É importante ressaltar que a aula de campo se faz necessária para que os alunos possam fixar os conhecimentos obtidos em sala de aula, e assim na prática, compreender os processos ocorridos por meio de uma verdadeira viagem pela História do Brasil.