Os alunos dos sétimos anos, no dia 12 de junho, participaram da Excursão Cultural na Fazenda São Luís, em Vassouras, a qual proporcionou aos educandos um contato com o século XIX, logo após o Brasil se tornar independente. Momento também em que o café despontou no cenário do comércio internacional.
Chegando à Fazenda, todos foram recebidos com um delicioso café da manhã. Em seguida, partiram para a visita guiada, divididos em três grupos: um para a Casa-Grande, a fim de conhecer as dependências, os objetos e as funções dos mesmos; outro para o jardim, onde foram recebidos por uma “mucama”, que explicou sobre a cultura dos escravos, ensinando-lhes as cantigas africanas, jogos de jongo e capoeira; o último grupo foi conhecer os campos de secagem do café, participando de jogos no local. E assim, cada grupo se revezava nos diferentes ambientes. Após a aprendizagem, os alunos descansaram um pouco e almoçaram uma comida caseira, que por sinal, estava apetitosa!
É importante ressaltar que, lamentavelmente, esta casa – uma das mais notáveis sedes de fazendas do Vale Paraíba – foi atingida por ato criminoso: a retirada da quase totalidade de suas origens, por interesse vulgar, para serem vendidas como material de “segunda mão”. Importante que nossos alunos se depararem com essa realidade e questionem o porquê disso tudo, percebendo a valorização do PRESERVAR: nossa história, nossa cultura, nossas origens…
Professora Ana Lúcia Oliveira dos Santos
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP