No dia três de junho, os alunos do 9o ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de expandir seus conhecimentos em uma aula não convencional, além dos muros da escola. Os estudantes da referida série do Colégio Santa Maria realizaram um trabalho de campo/Excursão Cultural pela Região Oceânica de Niterói, rica em biodiversidade.
Acompanhados por guias, assim como pela coordenadora Luciana Leonardelli e pelos professores Carlos Eduardo, Stefannie, Larissa, Nínive e Roberto, os discentes visitaram três ecossistemas distintos do Bioma Mata Atlântica: a Floresta Atlântica, o Manguezal e a Restinga. A caminhada em meio a tais ecossistemas, ao longo dos Caminhos de Darwin, nas terras de Arariboia, foi direcionada através da exposição dos guias a respeito do cientista natural e de suas descobertas, assim como pela explicação detalhada sobre a flora e a fauna de cada um dos locais visitados.
Pela manhã, realizaram uma pequena e florida trilha pela Floresta Atlântica, seguida da visita a uma antiga fazenda do século XIX e posteriormente ao intervalo para o almoço. Já no segundo momento do dia realizou-se a caminhada pelos ecossistemas costeiros de manguezal e restinga em Itaipu, onde visitaram o Museu de Arqueologia, que guarda preciosidades da cultura dos antepassados, como os sambaquis.
É importante ressaltar que um dos principais objetivos do trabalho de campo foi justamente conectar o passado histórico com a atualidade, fomentando a reflexão dos alunos em relação ao importante papel do ser humano na preservação do Bioma Mata Atlântica – cuja superfície remanescente estimada é de apenas 12% – assim como a ampliação do conhecimento a respeito da cultura brasileira de séculos pretéritos.
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP