ENCONTRO DE REFLEXÃO E CONFRATERNIZAÇÃO

13 de dezembro de 2013

Buscar um tempo para si mesmo junto ao bom Deus.

Vivemos hoje num mundo de grande velocidade, agilidade de informação e compromissos diversos, onde, precisamos de momentos de reflexão, oração e partilha entre amigos e irmãos de caminhada. Imbuídos desse pensamento, realizamos no último dia 20, um maravilhoso encontro de reflexão e confraternização entre professores, funcionários e irmãs do Colégio Santa Maria.

O início, na própria escola, foi marcado pela partilha do pão, enquanto cantávamos “Trabalhar o pão, celebrar o pão, oferecer e consagrar e comungar o pão”. Todos fizeram uma grande roda, dando as mãos, orando como o próprio Jesus ensinou-nos e em seguida partimos rumo ao Centro Marista em Mendes.

Após duas horas de viagem, a chegada também foi surpreendente. Ao recebermos os crachás, cada um deveria procurar seu respectivo dono. E conseguimos identificá-los, através dessa dinâmica de apresentação e acolhida, que terminou com um delicioso café da manhã.

Seguiram-se mais momentos importantes e significativos… O primeiro deles, uma formação com frei Elves, cujo tema “Os caminhos da religiosidade: Valores cristãos no espaço escolar” fez a diferença em relação ao conhecimento e a construção de valores em vários âmbitos, do educador ao aluno, numa relação de respeito em que todo ser humano traz no seu coração a marca de pertença ao Senhor Deus e atração da Sua infinita sabedoria.

Vale a pena ressaltar uma dinâmica preparada pela equipe: o trilhar de nossos caminhos. Por meio de sandálias, o pensamento sobre a vida – essa linda e árdua caminhada – nos sentimentos, nas inseguranças, na relação com o próximo, dentre outros, fizeram-se presentes onde, convidados a nos entregar nos braços do bondoso Deus, confiamos a Ele toda a caminhada de vida.

Já durante o momento celebrativo, a espiritualidade, aliada à paz e à serenidade, permaneceu no coração, cantando, orando, em posição de escuta e de meditação. Posteriormente, ao pedir perdão a Deus pelos nossos erros, enquanto repetíamos no refrão “Pare de se maltratar, não queira aos outros culpar. Diga, por hoje não. Por hoje eu não vou mais pecar…”, refletimos sobre nós mesmos, sobre a nossa condição de vida; para pensar em como estamos vivendo, quais motivações para as tarefas que realizamos e para o modo de vida que temos; como estamos agindo e nos comportando no meio da sociedade. Enquanto isso, “afastamo-nos da pedra do pecado”, abrindo a perfeita Restauração entre o “eu” e DEUS.

Em procissão, ao entrarmos na Capela, continuamos celebrando a Jesus Cristo, ouvindo o Santo Evangelho, com aprofundamento da Palavra de Deus, que cura e que liberta. Depois, cantando “Põe a semente na terra”, num momento de ofertório, no qual a própria vida foi ofertada simbolicamente pela semente que juntos recebemos, num compromisso de sermos sempre “a boa semente” no dia a dia. Lá, prosseguimos com mais cantos, o Abraço da Paz e a bênção.
Hora do almoço. Deliciosa comida, mesas cheias: refeição entre amigos. O clima de descontração tomou conta… E a tarde de jogos, brincadeiras, conversas animadas e sorteios continuou de forma alegre e afetiva! Novos propósitos e significados para nossas vidas são encontrados de forma mais simples, como as citadas anteriormente, na troca e no convívio.

Assim, para completar o final de nosso grandioso encontro, fizemos mais um momento de oração. Desta vez, agradecendo à Trindade Santa e à Nossa Senhora pela oportunidade de participarmos de tão significativo encontro, no qual superamos as forças e nos realizamos como pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus, construindo um caminho pautado nos valores cristãos e franciscanos.