DIA DO ÍNDIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

24 de abril de 2015

Sabemos que não adianta, somente, lembrar dos índios apenas um dia. Eles fazem parte da nossa história. Seus conhecimentos, hábitos e costumes, também, influenciaram a nossa cultura.

A Educação Básica tem como meta que os alunos conheçam e valorizem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

A Educação Infantil é um campo fértil para explorar tais princípios, através da ludicidade, do faz-de-conta e aproveitando temas geradores comuns à nossa cultura como as comemorações escolares do Dia do Índio, que instigam à curiosidade das crianças, a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Sendo assim, as crianças da Educação Infantil confeccionaram um cocar em homenagem ao Índio, ouviram histórias e conheceram um pouquinho mais sobre os primeiros habitantes do Brasil.