DEBATE NONO ANO – ENSINO RELIGIOSO

16 de março de 2016

Na semana do dia 08 de março, os alunos do nono ano, na disciplina Ensino Religioso, ministrada pela professora Gisa, participaram de um momento de extrema importância para a dinâmica das aulas: um debate.

Com base na temática “Por que ensinar religião nas escolas? ” (com fundamentação teórica do Doutor em Ciência da Religião –  Eulálio Figueira – PUC), os alunos e a referida professora, em uma “mesa-redonda”, conversaram seriamente e chegaram a conclusões importantíssimas para a vida do jovem, destacando a liberdade de escolha e a tolerância religiosa, além da abordagem da cultura e história de outras religiões – ponto este positivo na visão dos alunos.

Outro ponto máximo do debate foram as palavras sábias do teórico, no que diz respeito à própria disciplina e à vivência que ela transmite: “… o que pode constituir um objeto capaz de justificar uma área de conhecimento, a saber, a ciência da religião, confere rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justifica a urgência da disciplina inserida nos currículos escolares. ” É importante ressaltar também a participação e maturidade dos alunos em suas colocações, muitas delas, baseadas no texto do teórico utilizado.

“O debate propicia uma aula diferenciada, na qual a cidadania e o respeito foram unânimes. A disciplina de Ensino Religioso necessita desse olhar diferenciado, porém com a autonomia de uma ciência a ser pesquisada e conhecida, a fim de que seja a base para as escolhas pessoais dos nossos jovens” – destaca a professora Gisa.