Na semana do dia 08 de março, os alunos do nono ano, na disciplina Ensino Religioso, ministrada pela professora Gisa, participaram de um momento de extrema importância para a dinâmica das aulas: um debate.
Com base na temática “Por que ensinar religião nas escolas? ” (com fundamentação teórica do Doutor em Ciência da Religião – Eulálio Figueira – PUC), os alunos e a referida professora, em uma “mesa-redonda”, conversaram seriamente e chegaram a conclusões importantíssimas para a vida do jovem, destacando a liberdade de escolha e a tolerância religiosa, além da abordagem da cultura e história de outras religiões – ponto este positivo na visão dos alunos.
Outro ponto máximo do debate foram as palavras sábias do teórico, no que diz respeito à própria disciplina e à vivência que ela transmite: “… o que pode constituir um objeto capaz de justificar uma área de conhecimento, a saber, a ciência da religião, confere rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justifica a urgência da disciplina inserida nos currículos escolares. ” É importante ressaltar também a participação e maturidade dos alunos em suas colocações, muitas delas, baseadas no texto do teórico utilizado.
“O debate propicia uma aula diferenciada, na qual a cidadania e o respeito foram unânimes. A disciplina de Ensino Religioso necessita desse olhar diferenciado, porém com a autonomia de uma ciência a ser pesquisada e conhecida, a fim de que seja a base para as escolhas pessoais dos nossos jovens” – destaca a professora Gisa.
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP