AULAS EXPERIMENTAIS NO LABORATÓRIO

15 de abril de 2016

As turmas do 2º Médio realizaram, na última semana de março, os experimentos laboratoriais relacionados às reações químicas, com os seus diferentes comportamentos e resultados. A sequência de atividades reuniu oito reações dos diversos tipos que foram preparadas e observadas pelos alunos.

O momento é o fechamento dos estudos de Química Geral, orientado pelo professor Jorge, responsável pela disciplina. “Neste ano, a Química Inorgânica recebeu um tempo a mais na 2ª série do Médio. A nossa pretensão é associar o laboratório aos conteúdos tradicionais da sala de aula a todo momento em que se encerra um ciclo ou uma unidade de conteúdos. A experimentação nas aulas de Química é fundamental para que o concreto se associe ao abstrato. É um processo que motiva o aprendizado.”

A resposta dos alunos foi imediata: um momento aguardado e aproveitado ao máximo com muita surpresa e curiosidade. As atividades contaram com o apoio e trabalho da técnica de laboratório, Fabíola Rodrigues. Como relatam o professor e os grupos de alunos: “não há possibilidade de a aula render caso não tenha planejamento e toda a preparação prévia das práticas experimentais. É um trabalho fundamental!”

Nos próximos meses, as turmas já aguardam o retorno para evidenciarem uma ciência mais prática, interessante e que traga resultados melhores para as futuras avaliações. Vamos aguardar!
“Sem Química, o Brasil não reage!”