AULA INTERDISCIPLINAR – 6º ANO

03 de agosto de 2017

Excursão Cultural transforma-se em aula interdisciplinar de ciências e geografia

A interdisciplinaridade configura-se como um dos princípios pedagógicos que estruturam as áreas de conhecimento. No âmbito escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.

Um trabalho interdisciplinar serve como complemento no conhecimento escolar, constituindo uma nova dinâmica na metodologia. Esse conceito fica mais claro quando se considera realmente que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos. De acordo com o educador espanhol Jurjo Torres Santomé, da Universidade de La Coruña, em seu livro Globalização e Interdisciplinaridade, a interdisciplinaridade dá significado ao conteúdo escolar. Ela rompe a divisão entre as disciplinas.

Segundo os PCNs  “A interdisciplinaridade tem uma função instrumental. Trata-se de recorrer a um saber diretamente útil e utilizável para resolver às questões e aos problemas sociais contemporâneos (Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002, p. 34)”.

Sob uma perspectiva interdisciplinar, os múltiplos conhecimentos se interligam e se relacionam com a realidade na comunidade na qual o aluno está inserido. Desta forma, quanto maior o diálogo melhor será o entendimento escolar, ressaltando e valorizando a aprendizagem.

Diante das excelentes perspectivas e resultados de um trabalho interdisciplinar, após visitarem o Museu do Amanhã e o AquaRio, locais onde os alunos refletiram sobre temas como sustentabilidade, preservação e biodiversidade, as turmas de sexto ano participaram de uma aula interdisciplinar envolvendo as disciplinas de ciências e geografia. Foram abordados temas como a água e sustentabilidade, relacionando-os às diferentes áreas do conhecimento. Uma Aula Interdisciplinar é relevante no processo de ensino-aprendizagem, pois assim o aluno consegue absorver variados conceitos de diferentes disciplinas.

Após a aula, as turmas previamente organizadas em grupos, tiveram como desafio proposto, realizar uma apresentação, relacionando o conteúdo da mesma com tudo que foi observado nas visitas pedagógicas. Dessa forma, os alunos foram estimulados a utilizarem suas anotações, assim como imagens e fotografias produzidas no dia da aula passeio. As turmas, em um primeiro momento, se dirigiram ao centro cultural do Colégio Santa Maria para a realização da aula teórica e posteriormente utilizaram o pátio e a própria sala de aula para debater as ideias e construir as apresentações. Para que a apresentação final fosse concretizada, os grupos precisaram organizar e debater todas as informações, relacionando-as, dividir tarefas, administrar conflitos e divergências, entre outras habilidades e competências. O resultado final foi excelente, pois as turmas alcançaram os objetivos propostos e apresentaram lindos trabalhos.