Alunos do sétimo ano têm aula de campo lúdica sobre a História do Brasil
A Fazenda Ponte Alta, localizada no município de Barra do Piraí, é um autêntico exemplar de arquitetura rural do século XIX, possuindo as características do chamado Quadrilátero Funcional. Foi construída entre os anos de 1815 e 1820, pelo Barão de Mambucaba, e constituía-se de casa-sede e capela; tendo ao centro, o terreiro de secagem de café. Acompanhando esse arranjo, a senzala, que se dividia em duas alas e tinha, em um dos seus cantos, a enfermaria dos escravos. Nas extremidades do “quadrilátero funcional”, o engenho de processamento de café e a casa do feitor.
No dia 13 de junho, nossos alunos do sétimo ano contemplaram uma aula de campo contextualizada à realidade do século XIX, juntamente com os professores e a coordenação na Fazenda Ponte Alta, onde estudaram a economia cafeeira, a escravidão, arte, arquitetura, literatura, dentre outros temas, aprendendo no local fatos históricos de suma importância.
Dessa forma, à medida que exploravam a fazenda, novos conhecimentos eram adquiridos sobre: Mata Atlântica; transferência de sede do reino português para a colônia Brasil; modo de produção escravagista; ciclo do café; cultura africana e muito mais.
No período da manhã, os alunos foram recebidos por personagens de época – o barão, a baronesa e a mucama – que os conduziram pelas instalações da fazenda, apresentando-lhes o patrimônio arquitetônico, cultural e histórico – Casa Grande, Senzala, Enfermaria dos escravos – a maioria dos ambientes compostos por peças originais, além do Sarau com uma dança característica da época. Já à tarde, um delicioso almoço, seguido do momento de recreação dos discentes.
É importante ressaltar que a aula de campo se faz necessária a fim de que os alunos possam fixar os conhecimentos obtidos em sala de aula, e assim na prática, compreender os processos ocorridos, uma vez que, segundo a BNCC, é preciso “transformar a história em ferramenta a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e das sociedades em que se vive”. Sendo assim, os alunos não devem apenas aprender sobre os fatos de maneira distante ou fora de contexto a outros fenômenos e, principalmente, do próprio presente. Por isso, a importância da aula de campo no processo de ensino-aprendizagem.
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