AULA DE ARTES – 9°ANO

28 de maio de 2015

AULA DE DESENHO E OBSERVAÇÃO

A ideia de proporcionar a vivência artística para os alunos do nono ano foi o que motivou a aula de desenho de observação, durante o mês de maio  na disciplina Arte.

Desta forma, neste tipo de trabalho, o aluno/artista desenvolve a concentração para apreender a imagem observada e, com um pouco de desenvoltura e empenho, consegue transmitir para o papel sua impressão do objeto escolhido.

É importante ressaltar que o jardim do colégio foi o modelo perfeito para a composição das obras, pois cada aluno, através de uma percepção visual diferente, desenvolve sua capacidade de observação de formas, luz e volumes. Com isso, é também uma forma de apreciar a natureza.

Assim, por meio das palavras sábias de Matisse, é nosso desejo que os alunos continuem empenhados no processo de criação artística, uma vez que “O artista deve estar à frente do modelo sem ideias preconcebidas. Tudo deve chegar-lhe ao espírito como numa paisagem lhe chegariam todos os seus odores: da terra, das flores, associadas aos jogos das nuvens, aos movimentos das árvores e aos diferentes ruídos do campo.”

Professor de Arte – Thalles Yvson