PROJETO APLICAMÁTICA: 8º E 9º ANOS

08 de junho de 2018

Alunos do oitavo e nono ano desenvolvem Projeto de Matemática envolvendo várias áreas do conhecimento

A Matemática é a base da ciência e da tecnologia e, como tal, desempenha papel importante na sociedade, sendo “ferramenta” para diversos estudos e para o alicerce do pensamento lógico. Portanto, torna-se indispensável seu conhecimento.

De tal modo, fundamentados no pensamento lógico, educativo e criativo, nossos alunos do oitavo e nono ano, no dia 07 de junho, realizaram o Projeto Aplicamática, juntamente com a Direção, Coordenação, funcionários, professores e a equipe de Matemática – professoras Josiane Mussauer, Flavia Barros e Stefannie Dusek.

O referido Projeto consistiu em explorar a interdisciplinaridade da Matemática, cuja abordagem baseou-se na Arte, Astronomia, Geografia, História, Física, Química e Ciência Planetária. É importante ressaltar que todos os temas estavam em forma dinâmica de stands, maquetes, experiências, efeitos especiais, dentre outros, visando também a sustentabilidade como mecanismo de construção dos trabalhos apresentados. Além disso, o domínio do assunto e a criatividade foram fundamentais para o grande sucesso das apresentações.

Assim, os professores e alunos do CSM proporcionaram o incentivo ao conhecimento de forma diferenciada e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2018) da disciplina Matemática, que dentre outras diretrizes, propende a “reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções (…)”