ALUNOS CONSTROEM MODELO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

28 de julho de 2016

O   ensino   de   Ciências,   em   sua   fundamentação,   requer   uma   relação constante   entre   a   teoria   e   a   prática,   entre   conhecimento   cientifico   e   senso comum.   Estas   articulações   são   de   extrema   importância,   uma   vez   que   a disciplina    de   Ciências   encontra-se   subentendida   como   uma   ciência experimental, de comprovação científica, articulada a pressupostos teóricos, e assim,  a  idéia   da  realização  de experimentos  é  difundida   como  uma   grande estratégia didática para seu ensino e aprendizagem. No entanto, não deve ser encarada como uma prática pela prática, de forma utilitária e sim uma prática transformadora, adaptada à realidade, com objetivos bem definidos, ou seja, a efetivação da práxis. (KOVALICZN, 1999).

Outra maneira de estabelecer a relação teoria-prática é a utilização de   modelos. No   campo   educacional,   a   confecção   de   modelos   mais   simples   é aceitável na medida em que seu principal objetivo é facilitar a compreensão, porém, sujeitando-se a uma fundamentação teórica relevante.  Astolfi e Develay (2001, p.103), referindo-se ao uso de modelos, afirmam   “O   trabalho   didático   sobre   a   modelização   não   se   opõe   ao   trabalho experimental, mas sim o complementa”.

Paz et al. (2006, p.144) contribuem nessa questão porque segundo os   autores   ”A   ciência   contemporânea   produz   a   cada   momento   mais   e   mais modelos,   por   exemplo   DNA,   átomo   e   outros,   assegurando   uma   melhor compreensão do mundo em que vivemos”.

Diante dessas afirmações, a construção de modelos do sistema respiratório foi trabalhada  pela professora Joice, durante as aulas de ciências nas turmas de 8º ano. Os alunos puderam entender o funcionamento do diafragma, músculo fundamental para a viabilização dos movimentos de inspiração e expiração, assim como a entrada e saída de ar no organismo.