8º ANO UTILIZA MODELO DO CORPO HUMANO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

28 de maio de 2018

O uso de modelos possui um papel significativo para o ensino de ciências. Esta aula foi uma tentativa de descomprometimento da abordagem reducionista em relação ao estudo do corpo humano. Pretendeu-se com ela possibilitar o aluno a compreender o corpo humano como um todo integrado, cuja organização e a complexidade são em si mesmas, objeto de conhecimento.

Nos últimos anos, a modelização vem sendo apontada como uma alternativa educacional promissora para o ensino de ciências. Com a modelização visa-se ampliar a reflexão, o debate e a participação ativa dos estudantes no processo de sua aprendizagem. A modelização retrata um processo de elaboração de modelos ou se refere à apropriação de modelos já elaborados. Em função disso, abre-se espaço para análises quer em relação à ciência, quer à teoria de modelos mentais, quer ao ensino de ciências, como processo de desenvolvimento de aprendizagem.

Nossa aula com modelização, se refere à conceitualização do corpo humano. O funcionamento dos sistemas digestório e respiratório foi detalhadamente explicado e um modelo de corpo humano foi utilizado e desmontado pela professora e pelos próprios alunos, afim de que os mesmos compreendessem a relação e integração dos órgãos entre si, além de suas localizações no corpo humano.