8º ANO REALIZA AULA EXPERIMENTAL NO LABORATÓRIO

07 de março de 2017

Incontestavelmente, aulas experimentais estão entre as que mais estimulam a criatividade, interatividade e raciocínio dos alunos. Por isso, durante uma aula de ciências, as turmas de oitavos anos retiraram células do próprio corpo e visualizaram no microscópio.

Alguns alunos voluntários, rasparam com palitos de picolé descartáveis, o tecido epitelial que forma a mucosa bucal, transferindo o material para uma lâmina de vidro. Posteriormente, o material coletado foi corado com azul de metileno e coberto por outra lâmina de vidro finíssimo denominada lamínula. Dessa forma, os alunos, sempre orientados pela professora, puderam dirigir-se ao microscópio e enfim, visualizar as próprias células. Algumas lâminas produziram imagens excelentes com grupos de células eucarióticas bem nítidas, inclusive seus núcleos. No caderno, as turmas organizaram um roteiro da aula, que incluiu todo material utilizado, assim como ilustrações de tudo que foi visto.

Iniciando o estudo do corpo humano, que é o tema central das aulas de ciências do ano corrente, através de aulas teóricas, da coleta e visualização das próprias células, os alunos se aproximaram do próprio corpo e consequentemente do conteúdo.