Colégio Santa Maria

Redes

JOGOS COLETIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

26 de março de 2014

 Na Educação Infantil, o brincar faz parte do cotidiano e através do lúdico acontece o desenvolvimento integral das crianças. Os jogos devem ser inseridos gradativamente, de modo que possuam regras simples e cumpram o papel do envolvimento de saberes, a resolução de conflitos, o experimento de sensações, e a aprendizagem de conviver e cooperar com um grupo.

Para Vygostsky, a criança realiza aquilo que gosta, mas aprende a submeter-se a regras, que fazem com que ela renuncie uma ação impulsiva. Assim, na brincadeira a criança age de maneira diferente daquilo que gostaria. Esse exercício favorece o desenvolvimento do controle emocional do respeito ao outro, da vida social ( MOREIRA E ANDRADE, 2008,  p. 69).

Aula realizada com os alunos da Educação Infantil -Fase II.

 

Jogo das sete garrafas.

A quadra foi dividida ao meio, foram espalhadas em cada lado, sete garrafas. As equipes foram divididas em masculinas e femininas e o objetivo principal do jogo, era derrubar as garrafas com a bola de meia da equipe adversária. O grupo que conseguisse derrubar mais garrafas, seria a equipe vencedora.

Foi explicado a importância do jogo em grupo, da solidariedade com os colegas e que o primordial não seria vencer, mas sim participar e cooperar com sua equipe.

Professora Michele Ferreira

Veja Também

Endereço

Av. Automóvel Clube, 269
São João de Meriti – RJ
CEP: 25515-125

Tel.: (0xx21) 2756-0731 / 2656-6623

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos