Na Educação Infantil, o brincar faz parte do cotidiano e através do lúdico acontece o desenvolvimento integral das crianças. Os jogos devem ser inseridos gradativamente, de modo que possuam regras simples e cumpram o papel do envolvimento de saberes, a resolução de conflitos, o experimento de sensações, e a aprendizagem de conviver e cooperar com um grupo.
Para Vygostsky, a criança realiza aquilo que gosta, mas aprende a submeter-se a regras, que fazem com que ela renuncie uma ação impulsiva. Assim, na brincadeira a criança age de maneira diferente daquilo que gostaria. Esse exercício favorece o desenvolvimento do controle emocional do respeito ao outro, da vida social ( MOREIRA E ANDRADE, 2008, p. 69).
Aula realizada com os alunos da Educação Infantil -Fase II.
Jogo das sete garrafas.
A quadra foi dividida ao meio, foram espalhadas em cada lado, sete garrafas. As equipes foram divididas em masculinas e femininas e o objetivo principal do jogo, era derrubar as garrafas com a bola de meia da equipe adversária. O grupo que conseguisse derrubar mais garrafas, seria a equipe vencedora.
Foi explicado a importância do jogo em grupo, da solidariedade com os colegas e que o primordial não seria vencer, mas sim participar e cooperar com sua equipe.
Professora Michele Ferreira
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP