Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez, pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico e criatividade.
Com o Xadrez buscamos estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática, difundindo um esporte que, até bem pouco tempo, era exclusividade de alguns grupos. Assim, essa é mais uma iniciativa que visa a incentivar nossos alunos a participar das inovações necessárias para que alcancemos uma formação melhor.
Objetivos
– Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
– Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
– Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
– Criar um momento lúdico e, ao mesmo tempo, de aprendizado, desenvolvendo o raciocínio lógico;
– Propiciar ao educador a identificação nos alunos de possíveis dificuldades na motricidade fina, de aprendizado, audiovisuais e de comportamento em grupo;
– Desenvolver nas crianças as qualidades necessárias para superar momentos difíceis (como na derrota) e o respeito ao próximo (como comportar-se na vitória);
– Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
– Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças e o próprio tabuleiro;
– Controle de tensões e uso do tempo em níveis mais avançados em que se faz uso de tempo para partidas;
– Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do indivíduo dentro e fora do tabuleiro, ou seja, em sua vida.
Regulamentos da oficina
– Os encontros dar-se-ão na própria escola.
– As turmas têm limites de 50 vagas. Limites impostos por exigências técnico-pedagógicas.
– A conduta dos alunos e do professor são regidas pelo código de ética e conduta da escola.
– Haverá, após o aprendizado básico, a necessidade de aquisição de material individual para a prática da atividade (conjunto de peças e tabuleiro em dimensões oficiais).
*No momento, não existem mais vagas.
*Maiores informações na recepção da escola.
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP