Colégio Santa Maria

Redes

MATEMÁTICA EM AÇÃO – 4º ANO/ 1ª PARTE

Data: 09 de julho de 2019

Justificativa: 

As dificuldades apresentadas no processo de aprendizagem da matemática tornam-se um obstáculo para o crescimento tanto pessoal como escolar dos indivíduos. A rápida evolução do mundo exige, cada vez mais dos cidadãos, habilidades e competências diferenciadas, seja profissionalmente ou para solucionar problemas do cotidiano. Com o intuito de contribuir para sanar algumas dessas dificuldades, foi implantado o Projeto de Matemática para contribuir na formação de alunos do 4º ano. Por meio do projeto pretende-se incentivar e apresentar uma matemática interessante e motivadora aos alunos.

Em cada fase são propostas várias atividades adequadas à realidade e ao nível cognitivo do público presente. Propicia-se o desenvolvimento de competências matemáticas e aprendizagem de conteúdos por meio de atividades que apresentam, de forma contextualizada, uma matemática viva e prazerosa. Esses, quando bem planejados, transformam-se em recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático. Permitem que o estudante faça da aprendizagem um processo divertido e podem contribuir para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos.

Objetivos:

  • Inovar para melhorar o aprendizado em matemática, nos conteúdos afins.
  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter da dinâmica intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
  • Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático; selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
  • Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos;
  • Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
  • Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções;
  • Estimular o processo cognitivo dos discentes na disciplina de Matemática, no que tange ao Ensino Fundamental, na contextualização dos conceitos.
  • Reverter o índice de aproveitamento dos alunos, visando o aumento das competências e habilidades necessárias ao aumento das competências e habilidades necessárias à aprendizagem.

 

Veja Também

Endereço

Av. Automóvel Clube, 269
São João de Meriti – RJ
CEP: 25515-125

Tel.: (0xx21) 2756-0731 / 2656-6623

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos