Setembro é o mês de prevenção ao suicídio. Desde 2014, o Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, promovem a campanha Setembro Amarelo para conscientizar a população da importância de falar sobre o tema.
Durante o referido mês, os alunos do sétimo ao Ensino Médio participaram de uma formação conscientizadora a respeito do valor à vida com duas psicólogas – Ingridh Lima e Larissa Fernandes – que conduziram o encontro, com muita seriedade e naturalidade. Iniciando com pensamentos dinamizadores, as turmas refletiram e conversaram, já que a prevenção é um processo educativo. Quanto mais falamos sobre isso, de forma apropriada, mais clarificamos, explicamos e, portanto, prevenimos.
Alguns pontos importantes da formação foram: “Não é algo que ocorre da noite para o dia. O jovem pode levar anos amadurecendo a ideia até que o impulso aconteça. A discussão nas escolas, com naturalidade e seriedade, gera uma adolescência mais saudável”. “Precisamos ensinar as crianças e adolescentes a redimensionar seus problemas, a saber enfrentar as intempéries da vida, a falar sobre suas emoções”, dentre outras abordagens, defendendo a importância de incentivar a Educação Emocional.
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP