PROJETO “PRAIA LIMPA É A MINHA PRAIA” VISITA O COLÉGIO

28 de setembro de 2017

O projeto de educação ambiental “Praia Limpa é a Minha Praia” visitou o CSM no dia 21 de setembro. Realizado pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ, coordenado pelo Dr. Fábio Araújo, com apoio da Faperj, Seaprojects e Ecokatu ambiental, o projeto busca sensibilizar a população quanto à importância do consumo consciente, além da geração de menor quantidade de resíduos e descarte adequado dos mesmos, buscando a preservação ambiental.

O excesso de lixo gerado necessita ser armazenado em algum depósito e é prejudicial ao meio ambiente, porque além de matéria orgânica, contém materiais inorgânicos que podem sujar as águas e ser tóxicos. Nos últimos séculos, o desenvolvimento de novas tecnologias e a adoção de um modelo econômico baseado na produção e no consumo em grande escala incrementaram a produção de lixo. Concomitantemente, o excesso de lixo, aliado ao crescimento desordenado da população, fez com que as áreas disponíveis para deposição do lixo se tornassem escassas, aumentando o risco de contaminação ambiental e exposição da população às doenças.

É importante ressaltar que os seres humanos produzem grande quantidade de lixo em suas diversas atividades. Segundo o site Ajuda Brasil, a quantidade de lixo produzido diariamente pelo homem é de aproximadamente 0,5-2,5 kg/hab/dia e se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores; só no Brasil, o lixo produzido chega ao total de 240 mil toneladas por dia.

O ser humano produz resíduos em qualquer lugar onde esteja: em casa, nas indústrias, nos estabelecimentos comerciais, nas escolas, nos hospitais ou no campo, cultivando alimentos ou criando animais. As atividades domiciliares geram grandes quantidades de resíduos. Esgotos e águas contendo detergentes, óleos e outros produtos químicos também saem das residências, configurando-se importantes poluentes do meio ambiente.

Diante de tais dados, observamos que a ação humana é a grande responsável pelas catástrofes naturais que vêm ocorrendo no país durante os últimos tempos. Devemos ainda ter ciência de que as enchentes ocorrem diante das obstruções das galerias de águas pluviais e transbordamento de rios; geralmente devido à grande quantidade de lixo lançado de maneira irregular pelas cidades, que traz consigo grandes danos, como a lama, o lixo e o esgoto, podendo gerar as doenças: leptospirose, cólera, diarreias e hepatites. Ênfase também é dada ao destino do lixo, seja urbano, agrícola, industrial ou mesmo atômico, representando um dos graves problemas do mundo contemporâneo.

Tempo de decomposição

O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos é realmente alarmante e nos aponta um problema que apresenta urgência em ser resolvido!

Papel: de 3 a 6 meses;

Pano: de 6 meses a 1 ano;

Filtro de cigarro: 5 anos;

Chiclete: 5 anos;

Madeira pintada: 13 anos;

Nylon: mais de 30 anos;

Plástico: mais de 100 anos;

Metal: mais de 100 anos;

Borracha: tempo indeterminado;

Vidro: 1 milhão de anos.

Palestra de conscientização no CSM

Nossos alunos de sextos e oitavos anos participaram da palestra cujos temas eram relacionados à importância dos oceanos para a humanidade, assim como ao atual tratamento que os seres humanos têm dado a esse ecossistema fundamental do nosso planeta. Imagens surpreendentes de todo tipo de resíduo jogado nos mares foram mostradas e os impactos causados no habitat e biota marinha levaram-nos a refletir sobre o papel de cada um na preservação mundial. As turmas participaram ativamente com comentários e perguntas, além de vibrarem com a apresentação de jogos produzidos pela equipe, que podem ser baixados no celular, fazendo com que aprendessem de maneira lúdica.

Desta forma, os alunos compreenderam que os resíduos lançados na rua e no esgoto de nossas casas acabam nos oceanos, contaminando e interferindo no ambiente, além de sua biodiversidade e cadeias alimentares, consequentemente, atingindo o ser humano de maneira direta.

E como culminância, a proposta será uma avaliação interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências, Geografia e Redação, encerrando esse trabalho de conscientização com uma bela produção textual. Os melhores textos terão seus autores presenteados com uma camisa do Projeto “Praia Limpa é a Minha Praia”.