PROJETO OLIMPO 2017

16 de outubro de 2017

Projeto interdisciplinar com cunho histórico chegou a sua décima edição

“Sejam bem-vindos ao grande encontro do Colégio Santa Maria. São dez anos realizando a FESTA DO OLIMPO, na qual aprender viajando no tempo e dramatizando o passado é uma forma lúdica de resgatar o interesse dos alunos, facilitando a aprendizagem.” Com este texto de abertura, tivemos o início do Projeto Olimpo 2017, no dia 10 de outubro, com as turmas dos sextos anos do Fundamental II.

Esse ano o Projeto Olimpo começou com a entrada das alunas e em seguida, dos alunos; todos caracterizados conforme a Antiguidade Clássica Grega. Após, o Imperador Flávio também teve sua entrada triunfal…

É importante ressaltar o momento do combate dos alunos, numa clara referência à Esparta, cidade (polis) grega, famosa pela preparação militar e bélica. Porém, numa menção às atitudes positivas as quais nossa sociedade necessita, entraram em cena as “Mensageiras do amor”, alunas segurando placas com sentimentos, como o amor, respeito, tolerância, carinho, dentre outros, trazendo-nos uma mensagem atual: em meio ao caos, o BEM sempre vence.

Convém destacar as belíssimas apresentações da professora Magda, como também das alunas Daphener e Rebecka. Já no Auditório, destacamos a formação dos alunos, fundamental para a continuidade do Projeto, além das exposições que competiam à teoria relacionada à cultura, filosofia, vestimenta, literatura, ou seja, as particularidades do “berço da cultura ocidental” – Grécia Antiga!

Conforme já exposto anteriormente, o lúdico na escola – para a aprendizagem – pode e deve ser desenvolvido e estimulado em aula. “A ludicidade entra neste espaço como integrador e facilitador da aprendizagem, como um reforço positivo, que desenvolve processos sociais de comunicação, expressão e construção de conhecimento; melhora a conduta e a autoestima; explora a criatividade.”

Assim, após mais um ano de sucesso, agradecemos primeiramente a Deus, à Direção, à Coordenação e a todos os professores que colaboraram, além é claro, da dedicação dos pais, amigos, parentes… Enfim, todos aqueles que contribuíram para que o Projeto Olimpo acontecesse mais uma vez!

Professora Denise Lessa