PROJETO NITERÓI HISTÓRICO

25 de junho de 2018

Os alunos dos sextos anos participaram de uma excelente aula de campo na cidade de Niterói.

História, aula, conhecimento, diversão, almoço delicioso, fotos, sorrisos, ensinamentos… Enfim, momentos únicos que, com certeza, ficarão gravados na memória dos nossos alunos do 6º ano, juntamente com a coordenação e professores, os quais definiram a ida a Niterói como uma aula de informação, formação e descontração.

À medida que a criança cresce, a interação dentro e fora da escola também aumenta. Por isso que, durante o ano, incorporamos importantes “pontes” entre a aprendizagem e as experiências práticas para facilitar a compreensão de conceitos abstratos e o sentimento de pertencimento na sociedade, expandindo o estudo por meio da aula de campo, já que são elementos indispensáveis no currículo escolar.

Dessa forma, estar em Niterói nos últimos anos tem sido uma experiência fascinante, uma vez que os alunos saem da escola no turno da manhã e retornam ao final do dia, com a mesma alegria que saíram, porém trazendo em sua “bagagem cultural” muitos relatos, fotos e conhecimento sobre a Igreja Nossa Senhora dos Índios, o Caminho Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea e a Fortaleza de Santa Cruz, pontos turísticos importantíssimos da referida cidade, que “guardam” vidas e histórias.

É importante ressaltar que há todo um preparo para a montagem do Trabalho Interdisciplinar, resultado da culminância da aula de campo, cuja organização vem acontecendo de forma dinâmica e lúdica, com a colaboração de todos os docentes, coordenação e direção.

“Com essa aula de campo, acontece a transformação em riquezas de vida, tanto no campo cognitivo, quanto no social, intelectual e afetivo!” – declara entusiasmada a professora de História Denise Lessa, idealizadora do Projeto Niterói Histórico.