EXPERIMENTO NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS – 8º ANO

02 de maio de 2018

Identificando a presença do amido nos alimentos e a ação da bile no intestino delgado

O amido é um carboidrato do tipo polissacarídeo e é a principal substância de reserva energética (de glicose) de plantas e algas. Dessa forma, não o encontramos em alimentos de origem animal. Para testar essa afirmação e após conhecer os diferentes tipos de nutrientes, os oitavos anos, realizaram um experimento no laboratório de ciências.

Os alunos, divididos em grupos e orientados pela professora Joice, utilizaram o seguinte material: água;  tintura de iodo; placas de Petri; pipetas e alimentos como: batata crua, farinha, arroz cru, arroz cozido, pão, frutas, leite, carne, ovo, macarrão, amido de milho entre outros. Os alimentos foram organizados em pequenas porções nas placas de Petri e cada porção recebeu algumas gotas de tintura de iodo. Essa substância reagiu com o amido presente nos alimentos, fazendo com que aqueles que o continham, ficassem mais escuros na região de contato com o iodo, enquanto aqueles que eram ricos em nutrientes como proteínas e lipídios, não obtiveram essa reação. Assim, os alunos concluíram que os alimentos nos quais foram observadas as mesmas reações, eram ricos em amido, portanto, alimentos energéticos e construtores do grupo dos carboidratos.

Posteriormente, outro experimento foi realizado, no qual os alunos utilizaram dois recipientes chamados béquer, água, óleo e detergente. Eles acrescentaram a mesma quantidade de água e óleo em cada béquer e após, adicionaram algumas gotas de detergente em um deles, misturando as substâncias com um bastão de vidro. Ao observarem que no béquer que continha apenas água e óleo, não havia uma mistura homogênea dessas substâncias já que as moléculas de óleo não foram reduzidas e dissolvidas. Enquanto no béquer no qual foi acrescentado o detergente, as moléculas de lipídios foram prontamente reduzidas e dissolvidas. Dessa maneira, eles puderam comparar a ação do detergente à bile, que é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar e ao ser lançada no intestino delgado faz a emulsificação dos lipídios (gorduras e óleos) ingeridos.

Após os dois experimentos, cada aluno organizou o seu roteiro no caderno com todas as informações, procedimentos adotados e resultados observados.

Uma aula experimental é sempre uma grande oportunidade de enriquecer o conhecimento. Um momento diferenciado e descontraído onde o aluno vivencia questões vistas na teoria, aprendendo de forma muito prazerosa.