“O contexto escolar é parte integrante dos conhecimentos dos professores e inclui, entre outros, conhecimentos sobre os estilos de aprendizagem dos alunos, seus interesses, necessidades e dificuldades, além de um repertório de técnicas de ensino e de competências de gestão de sala de aula.” (SBEM*, 2003, p. 21)
*SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
As atividades do Estágio Curricular realizado no CSM abrangem as modalidades:
observação – estagiário direcionando o olhar para a concepção do processo ensino-aprendizagem;
participação – estagiário, colaborando com o professor da sala, por meio de, por exemplo: encaminhamento nas dificuldades reveladas ou identificadas nos alunos; auxílio em projetos de recuperação/reforço; auxílio em eventos e/ou excursões.
regência – estagiário assume a classe por uma aula, no lugar do professor. Essa atividade requer a elaboração antecipada de plano de aula, seleção e preparação de material didático, apresentados ao professor da sala e ao supervisor de estágio.
© Associação Franciscana da Divina Providência
Desenvolvido por: AFDP