TÉCNICO EM QUÍMICA VISITA AS USINAS NUCLEARES DE ANGRA DOS REIS

10 de agosto de 2015

A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA, situada no município de Angra dos Reis, foi assim denominada em justa homenagem ao pesquisador pioneiro da tecnologia nuclear no Brasil e principal articulador de uma política nacional para o setor. Atualmente estão em operação as usinas Angra 1, com capacidade para geração de 657 megawatts elétricos, e Angra 2, de 1350 megawatts elétricos. Angra 3, que será praticamente uma réplica de Angra 2 (incorporando os avanços tecnológicos ocorridos desde a construção desta usina), também está prevista para gerar 1350 megawatts e já se encontra em construção.

Essa visita foi acompanhada pelo professor Jorge, a técnica em Química (Fabíola), e o inspetor de disciplina, Alexandre. As vagas rapidamente se esgotaram, no entanto devido a algumas paralisações de funcionários a visita teve que ser reagendada duas vezes, o que causou mais expectativa do grupo de alunos pelo tão aguardado 05 de agosto. Não é por menos! A visita mais esperada pelos alunos do técnico é para um dos lugares mais paradisíacos do estado do Rio de Janeiro.

Antes da chegada às usinas, o grupo fez uma parada no Cenro Histórico de Angra dos Reis para visitar a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição datada do século XVII, no meio de casarões bem antigos e outras construções daquele período. Em seguida, os alunos almoçaram no refeitório da empresa, em Itaorca, à beira mar num dia belíssimo. A visita a Angra I e II iniciou-se às 14h, no Centro de Visitação, onde foi apresentada uma palestra pelos técnicos da empresa em seu auditório. Os alunos foram encaminhados à sala de controle das usinas nucleares onde puderam ver o treinamento em seus simuladores. Durante 2h, visitaram o local, até saciarem a sede de tanta curiosidade! A visita foi um sucesso, rendeu belíssimas fotos e uma bagagem cultural e técnica indispensáveis. Ah, e o retorno? Longo, mas divertidíssimo!