PROJETO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

25 de junho de 2018

Energia. Ecossustentabilidade. Alimentação saudável. Economia verde. Esses foram alguns dos temas abordados por nossos alunos do Ensino Médio na Feira de Ciências e Tecnologia, que aconteceu em nossa escola, no dia 20 de junho. O Colégio Santa Maria acredita que é preciso investir no aluno cada vez mais, no sentido de prepará-lo para os múltiplos desafios que o mundo do trabalho apresenta. Assim, o projeto veio ao encontro dessa perspectiva, na medida em que oportunizou aos nossos alunos uma rica experiência de trabalho em equipe, pesquisa, investigação, análise e aplicabilidade do conteúdo abordado.

Vale ressaltar a dimensão interdisciplinar do projeto, envolvendo diferentes áreas do conhecimento, como Matemática, Geografia, Química, Biologia, Física, Linguagens, entre outras. Os alunos se organizaram em grupos, a partir dos temas apresentados e com os quais se sentiam mais motivados a produzir. Cada grupo teve o seu professor orientador. A partir daí, nossos alunos-pesquisadores saíram em campo, buscando e ampliando informações, através da leitura de artigos científicos, simulando experimentos e vislumbrando possibilidades para uma apresentação criativa. Sempre, claro, com a participação e intervenção do professor orientador. O resultado não poderia ser diferente: um sucesso! Momento ímpar que nossos alunos e professores guardarão na memória como um sinal de que a nossa escola está no caminho certo, marcando presença há quase 80 anos em São João de Meriti, contribuindo para a formação de inúmeros profissionais conscientes e criativos, certamente partícipes na construção de um novo Brasil.

Segue o depoimento de nossa aluna Ana Beatriz Araújo, da 3ª série – Turma A: “O Projeto não só proporcionou uma oportunidade de adquirir conhecimento sobre reciclagem, alimentação, tecnologia, mas também pôde demonstrar que o colégio investe na formação humana do aluno. Pude perceber a maturidade e o desempenho em cada grupo para a apresentação dos trabalhos. Destaco a dedicação dos professores e a valorização de tudo que foi produzido. E isso é um diferencial. De fato, estamos aprendendo que existe família, amor, valores em ambiente escolar. O Projeto foi muito, muito além da ciência e da tecnologia.” – finaliza a aluna.

Parabéns, Ensino Médio!

Parabéns, professores!

Sabemos o que fazemos! Somos conscientes de nossa responsabilidade na construção de um novo mundo!

Paz e Bem!