NONO ANO DESENVOLVE TRABALHOS PRÁTICOS

24 de maio de 2016

Os biólogos já catalogaram mais de 1,5 milhão de espécies de seres vivos. Pelo menos 10% deles são invisíveis a olho nu, mas estão presentes em nossa vida desde que nascemos. A microbiologia faz parte do conteúdo de Ciências Naturais em todos os níveis de ensino.

Relacionar os microorganismos às questões de saúde pode ser uma das entradas para o mundo da microbiologia: Ao explicar a necessidade de hábitos saudáveis, o professor mostra formas de contágio de doenças transmitidas por bactérias, por exemplo, e as maneiras de evitá-las.

As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos, além de estimular a curiosidade. Quando compreende um conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta.

Com esse intuito, os alunos do nono ano prepararam meios de cultura para desenvolvimento dos micro-organismos, observaram seu crescimento, local onde vivem e como evitar a contaminação.