MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS PRÁTICAS

18 de setembro de 2015

No artigo MATERIAL DIDÁTICO E PRÁTICA DOCENTE, a professora  Rosilene Batista de Oliveira Fiscarelli (UNESP – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) sinaliza que: “Fazer uso de um material em sala de aula, de forma a tornar o processo de ensino aprendizagem mais concreto, menos verbalístico, mais eficaz e eficiente, é uma preocupação que tem acompanhado a educação brasileira ao longo de sua história. Historicamente, o uso de materiais diversificados nas salas de aula, alicerçado por um discurso de reforma educacional, passou a ser sinônimo de renovação pedagógica, progresso e mudança, criando uma expectativa quanto à prática docente, já que os professores ganharam o papel de efetivadores da utilização desses materiais, de maneira a conseguir bons resultados na aprendizagem de seus alunos.”

O CSM considera importante os saberes dos professores sobre os materiais didáticos, abrimos espaço para vermos estes futuros profissionais como sujeitos de sua prática e, portanto, capazes de refletir e colaborar com a construção dos saberes que rodeiam a utilização dos materiais didáticos na sala de aula. A partir dos conteúdos distribuídos pelas professoras do Ensino Fundamental 1, os alunos do Curso Normal elaboram suas aulas, priorizando uma prática lúdica, com referências próximas à faixa etária dos alunos e repleta de materiais didáticos que fomentem a construção dos conhecimentos.

Os materiais didáticos são considerados pelos professores regentes como instrumentos importantes à prática docente, vendo-o como material auxiliar desta prática, além de oportunizar uma participação mais ativa dos alunos durante as aulas.

Concordamos com a autora do artigo citado, quando conclui que: “Ao compreendermos os materiais didáticos no processo de desenvolvimento profissional do professor, abrimos possibilidades de superação de obstáculos que venham inibir o espaço de experimentação e o crescimento profissional a partir da utilização desses materiais em sala de aula.”