FORMAÇÃO CONTINUADA DE ENSINO RELIGIOSO

10 de julho de 2015

O ENSINO RELIGIOSO COMO ÁREA DO CONHECIMENTO

“Constitui responsabilidade estrita da escola, enquanto instituição educativa, destacar a dimensão ética e religiosa da cultura, precisamente com o objetivo de ativar o dinamismo espiritual do sujeito e ajudá-lo a alcançar a liberdade ética que pressupõe e aperfeiçoa a psicológica. Mas não se dá liberdade ética, a não ser na confrontação com os valores absolutos dos quais dependem o sentido e o valor da vida do ser humano. (DA 330)

No dia 09 de julho a equipe pedagógica do Colégio Santa Maria recebeu a visita do Professor Francisco Juceme Rodrigues para um momento de reflexão juntamente com os professores de Ensino Religioso, direção e coordenação para um bate papo sobre: metodologia no Ensino Religioso, abordagem bíblica, possibilidades de trabalhos interdisciplinares e projetos práticos, como por exemplo, socioambiental. O momento foi muito produtivo e houve troca de ideias e discussões sobre temas atuais e polêmicos em que a sociedade vive atualmente.

O CSM, reconhecendo e respeitando as orientações legais, e assumindo a particularidade de nossa identidade cristã, com respeito às demais tradições religiosas, tem como principal objetivo específico: Educar na Espiritualidade.

Em nossa escola, atitude de abertura à pluralidade religiosa se revela não apenas nas intenções definidas nos documentos e programas, mas particularmente no cotidiano escolar. Um projeto humanista deve estar intimamente relacionado com um sistema de comportamento e de valores a serem vivenciados e não apenas com conteúdos e conhecimentos a serem assimilados. Isto aponta para uma concepção de pluralismo que se verifica na experiência vivida, no jogo de intercâmbios e nas interações que o espaço escolar promover entre os alunos. Neste sentido outro objetivo específico a ser valorizado e resgatado no CSM é o de Promover a Solidariedade.