FLICSMA – FEIRA LITERÁRIA DO COLÉGIO SANTA MARIA

19 de outubro de 2017

Alunos do nono ano se destacam em evento que promove a literatura

Desde 2010, a Feira Literária de nossa escola oferece todos os anos uma experiência única, permeada pela literatura; é mais do que um evento, é uma manifestação cultural, propagando vivências focadas, sobretudo na leitura, desenvolvida pelos alunos dos nonos anos A, B e C. Desta forma, 11 de outubro, a data escolhida, ficou marcada na memória…

A preparação começou através de um trabalho minucioso de pesquisa desde o início do ano letivo para a escolha de um livro, pertencente a um gênero literário – romance, suspense, drama, etc. Após isso, os alunos aprofundavam mais detalhes, como o conteúdo da obra escolhida; a biografia do autor; tempo e espaço abordados; mensagem para os dias atuais, dentre outros.

Neste ano foram 12 obras literárias: O pagador de promessas; O sol é para todos; O lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares; A Rainha Vermelha; Petrus Logus – O guardião do tempo; O Alienista; Dom Casmurro; Romeu e Julieta; A Moreninha; Peter Pan escarlate; O jardim secreto; A corrente da vida.

É importante destacar a abertura do evento por meio da encenação do sonho de “Alice no País das Maravilhas” e o convite feito pelo alunos, para que todos participassem do “Era uma vez…” que a leitura nos oferece, terminando com uma bela coreografia.

Já na culminância, foram montados mais do que simples stands. Eram vistos cenários muito bem elaborados, numa clara referência à obra escolhida, além dos alunos caracterizados e interativos, proporcionando emoções e reflexões para a  experiência vivida de todos (visitantes, expositores e  comunidade escolar). A qualidade, unidade dos trabalhos e interações foram excelentes e o envolvimento dos alunos, essencial para mais um ano de sucesso!

Os agradecimentos se estendem à Direção, Coordenação, professores (em especial, à professora Simone), famílias e aos alunos pela dedicação em um projeto educativo para todas as idades. Viva a literatura viva!