CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA CONHECE O SERPRO

03 de agosto de 2015

A visita técnica foi realizada no dia 17 de junho. Os alunos do curso técnico em informática, acompanhados pelos professores Carla Barbosa, Gilda Nóbrega, Giselli Avíncula, Fabiano Batista e Nilson Dutra puderam conhecer a estrutura do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

O grupo foi recebido pelo chefe do Centro de Comandos, Fabricio Luiz, que orientou todas as atividades e apresentou a instituição. Em seguida, os estudantes assistiram às palestras de funcionários das áreas de desenvolvimento de novos projetos, software livre, segurança de dados, bem como, gerência de serviços e operações. Também tiveram a oportunidade de conhecer o Data Center – sistema de monitoração on line dos serviços de informática de todo o Brasil.

O SERPRO é uma das maiores empresas públicas de prestação de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações do mundo. Vinculada ao Ministério da Fazenda, desenvolve programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos ao governo. Dentre os diversos serviços prestados, destacam-se a ReceitaNet, sistema de declaração de imposto de renda pela internet e o Sistema RENAVAM.

De acordo com o professor Dutra, a visita técnica superou as expectativas: “Como é bom saber que o nosso país abriga uma estrutura como o SERPRO, que é responsável por gerenciar todas as informações dos bancos de dados dos serviços prestados pela administração pública à sociedade.”  No final da visitação, pudemos perceber que muitos alunos despertaram interesse em prestar concurso para trabalhar na empresa – destaca o professor.