CAIXA SURPRESA – METODOLOGIA DE ESTUDOS SOCIAIS

25 de março de 2015

Os alunos da 3ª série do Curso Normal, em suas aulas de Metodologia de Estudos Sociais, prepararam uma belíssima caixa surpresa. Dentro de cada caixa, o desafio era preparar cinco jogos criativos envolvendo conteúdos de História e Geografia das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Já está mais do que comprovado que aulas criativas, dinâmicas e atraentes contribuem para a construção da aprendizagem. O educando se vê cercado de uma série de estímulos que o distanciam, por vezes, do prazer de estudar. Técnicas como dominó geográfico, caminho histórico, desafios históricos e geográficos, fichas didáticas, quebra-cabeças e outras inúmeras atividades lúdicas foram preparadas pelos alunos da 3ª série Normal, animando as aulas de Metodologia de Estudos Sociais com atividades que posteriormente eles poderão aplicar em suas aulas de estágio e, brevemente, em suas próprias aulas, assumindo a sua turma como professor ou professora.

O professor estimulador da criatividade em sala de aula permite ao aluno pensar, desenvolver ideias e pontos de vista, fazer escolhas; valoriza o que for criativo; não rechaça o erro, mas o vê como etapa do processo de aprendizagem; considera os interesses, habilidades e provê oportunidades para que os alunos se conscientizem de seu potencial criativo; cultiva o senso de humor em sala de aula; demonstra entusiasmo pela atividade e disciplina que ministra (FLEITH, 2001).

Professora Denise Lessa