AULA DINÂMICA DE GEOGRAFIA

23 de outubro de 2017

Alunos do sétimo ano confeccionaram trabalhos lúdicos com a temática dos Complexos Regionais

Os alunos do sétimo ano confeccionaram jogos didáticos educativos de acordo com o conteúdo visto em sala de aula (Os Complexos Regionais – forma de regionalizar o Brasil, de uma maneira que capta melhor a situação socioeconômica e as relações entre sociedade e o espaço natural. Trata-se da divisão geoeconômica do país em três grandes complexos regionais: o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia), levando em consideração que os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem; já os jogos didáticos, caracterizam-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos, favorecendo a construção do conhecimento ao aluno.

A proposta desenvolvida teve por objetivo elaborar, confeccionar e avaliar jogos didáticos que auxiliem na compreensão e aprendizagem do conteúdo de maneira divertida e alegre. Além dos jogos, alguns alunos elaboraram pequenos livros, cujas personagens eram narradas em histórias que aconteciam nos Complexos Regionais, abordando as características físicas, econômicas e sociais das regiões.

Desta forma, a apresentação ocorreu no pátio, de maneira dinâmica, onde todos puderam compartilhar suas ideias e os jogos criados, assim aprimorando os conhecimentos aprendidos nas aulas de Geografia, ressaltando que através das modalidades lúdicas, inúmeras competências e habilidades são estimuladas, o que contribui para o desenvolvimento pleno do aluno.

Professora Mariana Fernandes